terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Dois presos fogem de presídio privado na Grande BH durante trabalho de limpeza

PRESOS FOGEM DA MAIOR PENITENCIÁRIA PÚBLICO PRIVADO DE MINAS GERAIS - UPP


Consórcio pode pagar multa ao Estado quando há fugas na unidade prisional
Enzo Menezes, do R7
Dois presos aproveitaram o Carnanaval para fugir do Complexo Penitenciário Público Privado (PPP), em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (17).

Dilcinei Martins dos Santos e Fabrício Henrique dos Santos trabalhavam no serviço de limpeza quando contaram com o descuido dos vigilantes para escapar por volta das 14h. Segundo a Suapi (Subsecretaria de Administração Prisional), os dois internos ficavam na unidade três e cumpriam pena em regime semiaberto. Não foi informado se eles tinham autorização para deixar o presídio durante o dia.
Minas bancará prejuízo se lotação de presídio privado diminuir

Policiais militares fazem rastreamento no matagal que cerca o presídio para tentar recapturá-los.

Como a administração do complexo penitenciário é privada, o consórcio GPA pode ser multado pelo Estado quando há fugas. Em 2013, um detento já tinha escapado da PPP enrolado em lençois.
O projeto é questionado pelo Ministério Público, que discorda da gestão privada da segurança e da custódia dos detentos. Outra polêmica é a cláusula do contrato de exploração que exige 90% de lotação máxima das celas - ou pagamento do Estado ao consórcio para vagas não ocupadas.




Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...