terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Para o sociólogo e especialista em segurança pública Robson Sávio, a estratégia não seria a solução. “Se a prefeitura fizer isso, vai tentar legalizar uma atividade ilegal, que é transformar policiais reformados em policiais ativos novamente”, afirmou. Segundo ele, a função de proteger o patrimônio público é da Guarda Municipal. “Policiais reformados são cidadãos comuns”, disse.

SEGURANÇA

PBH quer militares vigiando o Move 
O TEMPO

PM e prefeitura estudam fazer parceria para recrutar policiais da reserva

VANDALISMO
Estações do Move são alvos constantes de vandalismo na capital
PUBLICADO EM 24/02/15 - 03h00
Para evitar atos de vandalismo nas estações do Move, a Prefeitura de Belo Horizonte vai tentar firmar um convênio com a Polícia Militar de Minas Gerais (PM) para que policiais aposentados, com menos de 60 anos, assumam a segurança desses locais.

“Eles vestem farda, têm armamento e tudo, atuam como PM”, afirmou o prefeito da capital, Marcio Lacerda, nesta segunda, em entrevista à rádio “CBN”.
A ideia surgiu depois que duas licitações para contratação de vigilância armada para as estações do Move foram adiadas. Segundo Lacerda, os policiais da reserva receberiam um adicional, pago pela prefeitura, ao valor da pensão. Se o convênio for fechado, será mais econômico para a gestão. “Estamos estimando um custo até menor que o que seria pago à vigilância armada, porque não tem margem de lucro, administração (privada)”, disse.
A viabilidade e a logística do projeto, conforme informou a prefeitura, via assessoria de imprensa, serão definidas em conjunto com a PM. “O número de policiais será discutido e sua distribuição será definida em função da demanda nas estações do Move”.
Em nota, a PM afirmou que “está desenvolvendo um estudo para verificar a viabilidade de efetuar a contratação desses militares da reserva para atuações em ações de segurança”. PM e prefeitura não esclareceram se há impedimentos legais a esse recrutamento.
Para o sociólogo e especialista em segurança pública Robson Sávio, a estratégia não seria a solução. “Se a prefeitura fizer isso, vai tentar legalizar uma atividade ilegal, que é transformar policiais reformados em policiais ativos novamente”, afirmou.
Segundo ele, a função de proteger o patrimônio público é da Guarda Municipal. “Policiais reformados são cidadãos comuns”, disse.
Sem vigilância nas estações
ContratoEm janeiro de 2014, a Prefeitura de Belo Horizonte contratou uma empresa para fazer a vigilância nas estações de transferência do Move, nos corredores Vilarinho, Pedro I/Antônio Carlos e Cristiano Machado. O contrato terminou em julho e, desde então, as estações estão
Licitações.sem vigilância privada. De outubro de 2014 a janeiro deste ano, duas licitações para contratar uma empresa de vigilância para atuar nas estações do Move foram abertas e adiadas pela prefeitura. 

Convênio. O prefeito Marcio Lacerda anunciou, nesta segunda, proposta de convênio com a PM para colocar policiais da reserva atuando nas estações do Move.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...