quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O estado não deve fazer acordo com o capeta !!

Agentes denunciam acordo da Sejuc com detentos da Penitenciária de RR

Presos ficariam soltos nas alas em troca de não fugir ou causar desordem.
Governo diz que tem reforçado aos presos as diretrizes da nova direção.

Do G1 RR
Carta teria sido assinada pelo diretor da Penitenciária (Foto: Arquivo Pessoal)Carta teria sido assinada pelo diretor da Penitenciária (Foto: Arquivo pessoal)
Agentes da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) denunciam que os presos da unidade foram autorizados a ficar soltos dentro das alas após um suposto acordo feito entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) e direção do presídio com os presos 'chefes' das alas. Segundo os agentes, em troca os detentos teriam se comprometido a não fugir ou causar qualquer tipo de desordem no local. 

O acordo teria sido feito durante uma reunião no sábado (14), mas, somente nessa terça-feira (17) os agentes foram informados oficialmente sobre as mudanças. Segundo os denunciantes, o anúncio foi feito por meio de uma carta escrita à mão e assinada pelo diretor do presídio. No documento, a direção justifica que a autorização é dada para que os detentos possam tomar água e assistir à televisão.
"Autorizo que os reeducandos tenham a ala como espaço comum. Uma vez que o regime fechado não se equipara ao RDD [Regime Disciplinar Diferenciado]. Considerando que em cada ala só pode haver uma televisão; considerando a necessidade de ter acesso ao freezer para consumo de água (sic)", diz a suposta carta.
Com os presos soltos nas alas, os agentes alegam que estariam sendo ameaçados por eles e ainda passariam por sanções disciplinares na Corregedoria caso descumpram as ordens da Sejuc. "Nos recusamos a participar da reunião e do acordo entre a cúpula da Secretaria, pois isto é imoral e nos coloca em risco. Mas, infelizmente não podemos descumprir, pois somos constantemente ameaçados por estarmos em estágio probatório", alegou um agente.
Os agentes relatam que após a chegada dos soldados da Força Nacional, em outubro de 2014, os detentos estavam presos nas alas conforme cada regime. "Estava tudo mais ou menos organizado, mas o sistema não aguentou a pressão que os presos faziam lá dentro. Eles viviam ameaçando fazer rebelião, motim, fuga em massa, até que o estado cedeu", frisou outro agente.
Governo do estado
Sobre o suposto acordo, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou por meio de nota que a Sejuc vem aumentando o rigor na fiscalização dos reeducandos e que não faz nem compactua negociações com detentos.
A nota cita ainda que os diretores têm reforçado aos presos as diretrizes da nova direção, tais como a responsabilização criminal aos autores de eventuais danos ao patrimônio público cometidos durante possíveis motins, bem como outras medidas que visam reforçar o controle no sistema prisional.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...