quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Presos queimam roupas e colchões durante motim em Formiga


Interior de cela na penitenciária de Formiga Reprodução / Youtube / Governo de Mina
Nove detentos provocaram um motim na Penitenciária Regional de Formiga, bairro Nossa Senhora Aparecida, na região oeste de Minas, na noite de segunda-feira (3). De acordo com a 13ª Companhia da Polícia Militar, eles se rebelaram no pavilhão onde ficam os presos provisórios por volta das 20h.


Os presos, com idades entre 30 e 36 anos, atearam fogo em colchões e roupas de cama no corredor que dá acesso à sala dos agentes penitenciários. As reivindicações dos presos não foram esclarecidas.

O incêndio foi controlado com mangueiras de alta pressão, mas a fumaça se espalhou por todo o setor, obrigando a transferência dos detentos. Apesar do risco de intoxicação, os nove amotinados se recusaram a sair e se concentraram no banheiro da cela.

Diante da recusa, os agentes os levaram a força, com o uso de algemas, para celas onde não havia risco. Os presos sofreram escoriações, mas não houve ferimentos significativos.

Três agentes penitenciários inalaram muita fumaça e foram atendidos em um posto de saúde. Eles foram liberados em seguida.

Segundo a PM, a parte elétrica da penitenciária foi danificada, assim como as paredes da cela queimada. Colchões, roupas de cama e roupas de uso pessoal foram destruídos.
A unidade prisional foi inaugurada em 2009, com capacidade para cerca de 400 presos.
De acordo com a Seds, os dois agentes foram atendidos e liberados em seguida do posto de saúde. A secretaria afirma que a "direção da Penitenciária instaurou um Procedimento Interno para apurar as circunstâncias do ocorrido e avaliar os danos ao patrimônio". 

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...