sábado, 19 de outubro de 2013

Um dia após visita de ministro do STF, detentas fogem de cadeia pública em Manaus

Joaquim Barbosa visitou o local e constatou que o sistema prisional do Amazonas precisa de medidas urgentes 

    Segundo informações preliminares, pelo menos seis internas da cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, fugiram na tarde deste sábado (19). Elas aproveitaram o momento em que um portão foi aberto para a entrada de alimentos. O fato ocorreu um dia após o encerramento do Mutirão Carcerário e visita do  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.
    Segundo informações de agentes penitenciários, a saída ocorreu por volta das 14h, quando as internas estavam no pátio, durante o ‘banho de sol’. Quando abriram portão para entregar alimento elas empurraram uma agente e conseguiram escapar em um táxi que as esperava do lado de fora.  “Elas usaram o que chamamos de “cavalo doido”, quando um grupo se amotina derrubando o que tem pela frente. Quando as merendeiras abriram a porta saíram em disparada”, revela um dos agentes.   
    Na noite anterior dois homens fugiram da mesma cadeia. Ainda na sexta-feira (18) o ministro do STF, Joaquim Barbosa, visitou as  dependências da cadeia e constatou que o sistema prisional do Amazonas precisa de medidas urgentes.“A cadeia pública masculina tem capacidade para 200 homens e atualmente está com 1.089 e a feminina tem 120 mulheres,mas está com 398 presas”, disse Barbosa na sexta-feira.
    Fragilidade
    Segundo agentes, que preferem não se identificar por medo de represálias, há falhas no sistema de policiamento da penitenciária.  Eles apontam que no total há seis guaritas, mas só duas têm policiamento e o contingente que atua no local é insuficiente. Em parte, segundo eles, o motivo facilitador das fugas seria a falta de segurança externa feita pela policia militar.  
    A assessoria de imprensa da SEJUS foi contatada e deve enviar mais informações sobre o ocorrido ainda neste sábado.  

    Nenhum comentário:

    PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...