sábado, 14 de setembro de 2013


Dez presos fogem de delegacia, mas um se arrepende e volta, em Goiânia

Fuga aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira (13), em Goiânia.
Delegado reclama de superlotação e diz não ter como abrigar tantos presos.


Dez presos fugiram durante a madrugada desta sexta-feira (13) da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), no Setor Cidade Jardim, em Goiânia. Dos fugitivos, um rapaz de 19 anos se arrependeu e voltou para a delegacia durante a manhã. O delegado titular, Edson Carneiro, afirmou que o jovem alegou ter fugido por pressão dos demais detentos. "Ele responde por receptação de veículos, que é considerado crime pequeno. Para ele, não era melhor ficar foragido", pontuou.
O delegado explicou que os detentos cerraram o cadeado de uma das celas e pularam a cerca. Edson Carneiro contou que três presos não acompanharam o grupo e permaneceram no local. As causas da fuga são investigadas. Pela manhã, um fugitivo foi recapturado. Oito continuam foragidos.

Entre os fugitivos, está um suspeito considerado de “alta periculosidade” pela polícia. Ele ficou preso por apenas oito horas, pois foi detido na tarde de quinta-feira (12) e fugiu durante a madrugada. De acordo com o delegado, ele era investigado há mais de três meses por roubo de joias e teria feito pelo menos 15 vítimas. “Conseguimos prende-lo, a confissão dele, a declaração da participação de outras pessoas. Mas, infelizmente, ele acabou fugindo”, lamenta Edson Carneiro.
De acordo com o delegado, a carceragem da Derfrva tem três celas com capacidade para no máximo 16 pessoas. Contudo, atualmente elas abrigam 40 presos. "Não temos estrutura para alojar tanta gente. A equipe plantonista é pequena, são três pessoas para cuidar de tudo", pontuou.
Para Carneiro, a greve dos agentes penitenciários aumenta o problema de superlotação da delegacia. "Não descemos nenhum preso [para o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia] essa semana". Os servidores do sistema prisional paralisaram as atividades na manhã de terça-feira (10), por tempo indeterminado.
Esta é a segunda fuga na Derfrva neste ano. Em julho, outros detentos fugiram.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...