domingo, 14 de julho de 2013

SAP confirma morte de dois presos e rebelião na Penitenciária de Itirapina

68 visitantes, entre adultos e crianças, são mantidos reféns desde às 11h.

Impedimento da visita de mulher de preso teria sido estopim da confusão.

Do G1 São Carlos e Araraquara
22 comentários
SAP confirma morte de dois presos e rebelião na Penitenciária de Itirapina (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)SAP confirma morte de dois presos e rebelião na
Penitenciária de Itirapina (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou a morte de dois presos durante uma rebelião que teve início neste domingo (14), na Penitenciária de Itirapina(SP), que fica a 210 quilômetros de São Paulo. Segundo a SAP, 68 pessoas, entre homens, idosos, gestantes e crianças, são mantidas reféns desde as 11h.
A Penitenciária de Itirapina tem capacidade para 210 presos no regime fechado, mas abriga 602. Muitas viaturas da PM vieram de várias cidades para reforçar a situação. O helicóptero Águia também foi acionado. Policiais e a direção da penitenciária negociam a liberação dos visitantes. A assessoria de imprensa da SAP informou que não há ameaças a familiares e nem danos ao patrimônio.
A mãe de um presidiário, que não quis ser identificada, disse que o incidente teve início quando uma visitante foi barrada na entrada. O marido dela, que está preso, começou a protestar contra a penitenciária e, então, os detentos não deixaram mais ninguém sair do local.
A mulher, que conseguiu sair antes da confusão tomar uma proporção maior, afirma que viu um preso carregando a cabeça de outro que teria sido decapitado no local. Segundo ela, o fato da visitante ser barrada foi apenas o estopim para que os detentos fizessem outras reivindicações como o aumento do horário de visita até as 16h. Atualmente, ele é encerrado às 15h. A Polícia Militar diz ainda que os detentos querem celulares.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...