quarta-feira, 19 de junho de 2013

Protesto fura barreira policial e entra em confronto com PM em Fortaleza

Barreira policial foi refeita após confronto com parte dos manifestantes.

Grupo tentou entrar em perímetro limitado, mas foi contido pela PM.

Do G1 CE
1877 comentários
Protesto em Fortaleza tem confronto com a PM (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Protesto em Fortaleza tem confronto com a PM (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Manifestantes que organizam o protesto em Fortaleza furaram uma das barreiras policiais feitas por PMs a cerca de 3 km do estádio Castelão no início da tarde desta quarta-feira (19). Houve confronto e os participantes do protesto foram contidos ao chegar à segunda barreira policial. Havia ainda uma outra barreira de PMs atrás. Às 16h, acontece o jogo entre Brasil e México pela Copa das Confederações.
Cerca de 15 mil pessoas participam do ato, segundo a Polícia Rodoviária Federal. O grupo que furou a barreira tentou entrar na Avenida Alberto Craveiro, onde a Fifa determinou a restrição de tráfego para autoridades.
O grupo tentou também chegar ao Castelão pelo Parque Ecológico do Cocó, onde não havia barreira policial. No entanto, PMs foram deslocados ao local e impediram os manifestantes.

Tapumes da Copa das Confederações usados para esconder as obras inacabadas foram utilizados como escudo pelos manifestantes para se proteger de bombas de efeito moral e balas de borracha utilizadas pela polícia. Parte dos manifestantes se encaminhou às ruas transversais para evitarem o confronto com a polícia. Após o conflito com bombas de efeito moral e spray de pimenta, o protesto foi contido e voltou a ser pacífico.
Centenas de manifestantes se concentraram no viaduto do Bairro Aerolândia, um dos principais caminhos de acesso ao Estádio Arena Castelão. Quem trafega pela BR-116 não consegue chegar à Avenida Alberto Craveiro, que liga a BR ao estádio. Os motoristas que chegam do Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Avenida Carlos Jereissatti, também não entram na BR.
O grupo "+ Pão - Circo - Copa para Quem?" protesta contra gastos excessivos para a realização da Copa do Mundo e cobra melhorias nos serviços de educação, transporte público, segurança e saúde.
Polícia usa gás, balas de borracha e bombas de efeitos moral (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Polícia usa gás, balas de borracha e bombas de efeitos moral (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
A Secretaria da Segurança diz que a polícia protegerá o perímetro estabelecido pela Fifa para garantir a entrada de torcedores. O trânsito na Avenida Raul Barbosa ao lado do Makro, próximo à BR-116, está bloqueado devido à presença das pessoas.
O objetivo inicial do grupo era marchar até o estádio o Castelão. A Polícia Militar, no entanto, diz que evitará o acesso até a arena.
Homem que estava indo ao jogo da seleção brasileira em Fortaleza fica no meio da confusão em Polícia e manifestantes (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)Homem fica no meio da confusão entre polícia e manifestantes antes do jogo do Brasil em Fortaleza (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...