Um sargento da Polícia Militar de Minas Gerais foi condenado a 101 anos, cinco meses e 12 dias de prisão por tentativa e estupro de nove mulheres entre agosto de 2011 e janeiro do ano passado na Grande BH. Conforme denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), Alecsander Lourenço da Silva teria abusado sexualmente de sete mulheres e tentado estuprar outras duas vítimas em Contagem e Betim, na Grande BH.
De acordo com a decisão da 4ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o militar abordava as vítimas em um fusca e utilizava facas de açougueiro, foices e até uma "machadinha" para ameaçá-las. Ainda segundo a sentença, os estupros aconteciam dentro do veículo do acusado e, pelo menos, seis das vítimas seriam menores de idade à época dos crimes. Ainda de acordo com os autos, o policial utilizava um celular para fotografar as vítimas.
Durante o processo, a defesa de Alecsander Lourenço da Silva argumentou que houve nulidades processuais como o ilegal reconhecimento do então acusado na delegacia e o indeferimento do pedido de complementação de perícia. Mas o juíz Milton Lívio Lemos Salles, destacou que as provas expostas no processo criminal são “robustas” e mais do que suficientes para a condenação do réu. 
Ainda segundo o magistrado, “as vítimas unanimemente reconheceram o acusado e forneceram suas características físicas e vestimentas condizentes com as apreendidas nos autos”. Para cada vítima, o magistrado fixou uma pena que, somadas, resultam em 101 anos de reclusão. Além disso, o juiz manteve a prisão preventiva do militar para resguardar a aplicação da lei penal.
Entretanto, o militar só poderá ficar preso por 30 anos, já que a legislação brasileira impede que alguém fique detido por tempo superior a este período. Além disso, o sargento pode ser beneficado pelo regime de progressão da pena, podendo deixar a cadeia antes do previsto e cumprir o restante da pena em regime aberto ou semi-aberto. Mas esta possibilidade é pequena, uma vez que o cálculo do benefício é realizado sobre a pena total. 

Atualizada às 18h50