terça-feira, 30 de abril de 2013

Rebelião na cadeia - TIMÓTEO


Rebelião na cadeia - TIMÓTEO

TIMÓTEO – Os mais de 200 presos recolhidos na cadeia de Timóteo se rebelaram na noite desta terça-feira (13), tomando os corredores e os pátios internos do presídio. Insatisfeitos por não haver televisores na carceragem, os internos promoveram quebradeira geral, formaram um motim e por muito pouco não houve uma fuga em massa – impedida por agentes penitenciários de outras unidades prisionais do Vale do Aço. A Polícia Militar também foi chamada para intervir, bem como o socorro do Corpo de Bombeiros. Já na madrugada desta quarta (14), a Suapi (Subsecretaria de Administração Prisional) decidiu por transferir 130 presos, que foram encaminhados para as penitenciárias de João Monlevade, Inhapim, Governador Valadares, Itabira e Ponte Nova.  Entre mulheres e presos que cumprem pena no regime semiaberto, sobraram 74 detentos na unidade prisional. 
A rebelião teve início por volta das 21h. Transtornados, os presos destruíram as dependências da carceragem, sobrando poucas celas sem danos. Assim que a confusão teve início, agentes penitenciários do presídio de Coronel Fabriciano e da penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, foram acionados. Eles chegaram a usar balas de borracha na contenção do motim. Já por volta das 4h desta quarta, agentes penitenciários em viaturas da Suapi e em um ônibus do Comando de Operações Especiais (Cope) trabalharam na transferência dos detentos. As TVs não estavam sendo utilizadas na cadeia de Timóteo em função da precariedade da rede elétrica no local. O problema seria resolvido em breve, mas os presos não aguardaram um desfecho e resolveram se rebelar.

SEM FERIDOS 
Em nota, a Suapi informou que “na noite de terça-feira (13), por volta das 21 horas, presos do Presídio de Timóteo, na região do Vale do Aço, iniciaram um tumulto que resultou em danos a celas na unidade. Não houve feridos. Agentes penitenciários apoiados pelo COPE - Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional controlaram imediatamente o motim. Durante a madrugada, cento e trinta presos foram transferidos para unidades prisionais da região”.
Mudança no comando
Para alívio das polícias Civil e Militar, que há anos tinham uma atribuição que não lhes competia, a cadeia pública de Timóteo passou no último dia 29 de outubro a ser de responsabilidade da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS). 52 homens e oito mulheres passaram a trabalhar na carceragem, número bem superior ao de policiais civis e militares que eram designados para tomar conta dela – 15.
Na época que a Suapi assumiu a carceragem, dentre as mudanças, estavam previstas uma reforma, assistência médica aos presos e entrega de uniformes. A cadeia tinha 181 detentos. As reformas na unidade prisional seriam realizadas de forma a adequá-la para a implantação do sistema de segurança baseado no Procedimento Operacional Padrão (POP), manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes.
Lista de transferências
A maioria dos presos foi para a penitenciária de Ponte Nova. Foram 60 detentos transferidos para lá: Adelson Fernandes Braga; Aderson Lopes Braga; André Cristian Silva Souza; Antônio Aguiar da Silva; Arilson Rodrigues da Silva Lima; Bruno Gonçalves da Silva; Bruno Rosa Teixeira; Brynner Moutinho Vieira; Carlos Alexandre Silva; Carlos Amelino Lúcio Nunes; Cláudio Augusto Silva; Cleyton Justino de Souza; Clodoaldo Paranhos Torres; Cristiano Marques Shimith; Daniel de Araújo Carvalho; Edilson Pereira da Silva; Edson Oliveira do Espírito Santo; Elias Oliveira da Silva; Elvis da Cruz Alves de Souza; Felipe Magno Santos Oliveira; Gilmar Ramos; Helton da Silva Nascimento; Jeferson Souza Silva Felipe; Jhonatan Ângelo Isidoro; Jhunior Piter Machald Oliveira Alves; João Aparecido da Silva; Johny Abdias Fernandes Rocha; Jonas Celestino de Jesus; Jordânio Stancioli de Paula; José Aparecido Barros; José Roberto de Souza Lau; Cleiderson Christian Vieira Ferreira; Leonardo Rodrigues da Silva; Leonardo Vinícius Garcia; Lua da Silva; Luís Carlos da Silveira; Luiz de Souza Gonçalves; Marcilei Leonardo Rodrigues Anselmo; Marco Antônio Alves; Marcos Araújo Campos; Michael Johnnes Silva Evangelista; Oremides Felipe; Paulo César Monteiro Soares; Paulo Roberto Marques; Rafael Rodrigues de Souza; Renilson de Souza Maia; Ricardo Mateus; Robson Drumond Duarte; Rodrigo Bernardo Gomes; Ronaldo Oliveira Rodrigues; Ronilson Fernandes Ferreira; Silvano Garcia de Souza; Valter Pereira dos Santos; Victor Fabrício Nunes; Wanderley Rodrigues Roque; Wellington Rocha Andrade; Wesley Santos Caldeira; Wesley Venceslau Alvarenga e Wilmar de Oliveira Santos.
Itabira 
Já para a unidade prisional de Itabira foram levados 30 dos detentos: Alexandre de Souza Guimarães; Alexandre Galdino Martins; Bruno Henrique Lopes Cardoso; Carlaio Batista Alves; Carlos Roberto Soares; Cláudio Barro Silva; Claudomiro Pires Ramiro; Daniel Gomes Moreira; Devair de Souza Pedra; Eustáquio Francisco de Souza; Flávio Rismo Honório; Flávio Silva Souza; José Geraldo Gonçalves; José Maria de Souza; Judison Max Alves de Oliveira; Leonardo Vieira Faustino; Lindomar ditabie Oliveira; Magno Gomes de Oliveira; Marcelo Rodrigues Anselmo; Marcos Vinícius Ramos Martins; Paulo Ricardo Bispo Miranda; Rodrigo Galdino da Silva Teixeira; Ronaldo da Silveira Lima; Sérgio Moreira de Arruda; Silvio Chaves Soares; Vanillton Bragança Silva; Waliston Henrique Martins da Costa; Welbert Souza Cardoso; Wesley Vieira Rodrigues e Wilson Fernandes.
Inhapim
Para a carceragem de Inhapim foram 15 os detentos transferidos: Bernardo da Silva; Carlos Antônio de Almeida; Edvane de Paula Sabino; Gleisson Silva Brande; Jailson Pires dos Santos; José Antônio de Souza; José Francisco da Silva; Luiz Teodoro da Silva; Rafael Figueiredo Júnior; Guilherme Ferreira de Souza; Ângelo Antônio de Souza; José Nilton Lucas; Josias Natividade Pereira; Arquimedes Oliveira Araújo e Adilson Fernandes Vieira.
João Monlevade
A cadeia de João Monlevade recebeu 10 dos detentos: Adão Canuto dos Reis; Alexandre Martins da Silva; Cláudio Júnior Ponciano; Evertons de Oliveira Justino; Gilsimar Pereira Nonato; Julio César Duarte Araújo; Leandro de Oliveira Mota; Leonardo Bruno da Silva; Lucas Avelino Pereira e Marcelo Batista Fernandes.
Valadares
A unidade prisional de Pacas, em Governador Valadares, ficou responsável por 15 internos: Edgar Júnior de Souza e Silva; Franz Gonçalves Lopes; Antônio Marcos Fernandes; João Crispim; Jeferson Girimias; Manoel Panta da Costa; Rafael Martins Assunção; Heraldo Coelho de Carvalho; Geovane Viana do Rosário; Magno Soares Valente; Zélio Pereira de Miranda; Edvalcio José dos Reis; Gilson Pereira da Silva; Lucas Guimarães Silva e Valdivino Pereira Malaquias.
Fonte: Jornal Vale do Aço

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...