sexta-feira, 19 de abril de 2013


Agente penitenciário morre durante tentativa de fuga em presídio



Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila VelhaUm agente penitenciário de 44 anos morreu após evitar uma tentativa de fuga dentro do Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha. A principal suspeita da causa da morte é ataque cardíaco.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), por volta das 15 horas desta quarta-feira (17), um detento tentou fugir da unidade prisional.

Os presos estavam no horário do banho de Sol e um deles conseguiu escalar até o telhado de uma das alas do presídio. Ele corria pelo telhado para ter acesso ao alambrado que cerca o local quando um dos postos de vigilância do presídio avistou o preso. Imediatamente os agentes penitenciários, entre eles Alcides de Oliveira do Nascimento, seguiram até o local, conseguiram impedi-lo de pular o alambrado e retornaram com ele para a cela.

De acordo com o subsecretário da Sejus, Ulisses Reisen de Oliveira, somente minutos depois da ação, o agente passou mal. “Cerca de cinco minutos após ajudar a impedir a fuga, o agente penitenciário caiu na entrada da unidade prisional. Ele recebeu atendimento da equipe de saúde do presídio e foi transportado até a unidade de saúde mais próxima”, afirmou de Oliveira.

Durante o percurso até o Pronto Atendimento de Viana, Alcides teria sido reanimado. Ele chegou vivo até o posto de saúde, mas não resistiu ao que teria sido um infarto fulminante e faleceu no local.

O agente penitenciário Alcides de Oliveira Nascimento era efetivo na função (servidor público) desde setembro de 2010, segundo a Sejus. Há suspeitas de que ele já tomasse remédios em decorrência de problemas cardíacos anteriores.

“Ele estava habilitado a exercer a função e não houve excesso durante a ação em impedir a fuga do preso”, enfatizou o subsecretário, que completou: “Lamentamos a perda lastimável de uma vida, foi com imensa tristeza que recebemos a notícia”.

O subsecretário reconhece que as funções na área prisional são estressantes e que, por isso, há um projeto em andamento na Sejus para a aplicação de uma central de ginástica laboral, para reduzir os problemas de saúde.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...