sábado, 7 de abril de 2012

FELIZ PÁSCOA:AGEPENS DE MG E DO BRASIL

 EIS O CORDEIRO  DE DEUS,QUE  TIRA O PECADO DO MUNDO.

A Páscoa Judaica

Embora tido como símbolo da Páscoa cristã (representando Cristo, que é o filho e "Cordeiro de Deus", sacrificado em prol de todo o rebanho, a humanidade), o cordeiro já era muito importante na Páscoa judaica e em vários cultos da Antiguidade, em que era freqüente o sacrifício de animais aos deuses.
A Páscoa para os cristãos é a festa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Para os judeus, os descendentes dos hebreus, a Páscoa (pessach) é a festa que comemora há mais de 3.000 anos a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos. Embora sejam acontecimentos diferentes, tanto a Páscoa cristã como a judaica tem o mesmo sentido: a libertação.
Nesta comemoração judaica, Moisés conduziu seu povo pelo Mar Vermelho e deserto do Sinai, e ficou para sempre como um marco na história do povo hebreu. Antes de partir, cada família deveria preparar a última refeição para a longa viagem que fariam pelo deserto. A refeição incluía um cordeiro assado, pães ázimos (sem fermento, para lembrar que saíram com pressa do Egito) e ervas amargas (para lembrar do sofrimento do povo no deserto, rumo à Terra Prometida).
Todas as casas deveriam passar o sangue do cordeiro nos umbrais das portas, como sinal da submissão a Deus e também para preservar a vida. Esta Páscoa, para os hebreus, representou um tempo de esperança e libertação, a passagem pelo deserto para chegar a um lugar preparado por Deus, muito melhor de se viver. Nos anos seguintes, continuou sendo lembrada com um ritual especial.
Todo ano, na noite de lua cheia de primavera no Hemisfério Norte (entre 22 de março e 24 de abril, outono para nós no Hemisfério Sul), os hebreus passaram então a celebrar a Páscoa, com o sacrifício de cordeiro e o uso dos pães ázimos, conforme a ordem recebida por Moisés.
Já na Páscoa cristã, Jesus ofereceu seu corpo e sangue assumindo metaforicamente o duplo sentido da Páscoa judaica: sentido de libertação e de aliança. No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus, sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade. É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.
As tradições nas comemorações de Páscoa variam de país para país, porém sempre lembram de uma forma mística a vida e a libertação. Os símbolos mais conhecidos acabaram por ser a união de arquétipos mais fortes de algumas culturas: os ovos (que representam o nascimento), o chocolate (considerado sagrado pelos maias e astecas), o coelho (símbolo máximo da vida, fertilidade inesgotável) e o cordeiro. 



VOCÊ SABIA?


Que os Guardas de Presídios do antigo Distrito Federal, em sua origem estavam vinculados ao Ministério da Justiça; considerando que a Lei 4242 de 17 de julho de 1963, lhes deu o direito de optarem por permanecerem como servidores federais (código POL-502); e que todos os Guardas de Presídios do antigo Distrito Federal aposentados antes do Decreto Lei nº 1.015 de 1969, foram enquadrados como Agentes de Polícia Federal. TRF2 - APELAÇÃO CIVEL: AC 200451010074263 RJ 2004.51.01.007426-3 ADMINSITRATIVO. PENSÃO. CARGO DE GUARDA DE PRESÍDIO. REAJUSTE COM BASE NOS VENCIMENTOS DE AGENTE DE ... mais »

Presos do Paraná poderão ter pena reduzida através da leitura de livros ..fonte; blog noticia  da caserna

Um programa desenvolvido no Paraná oferecerá aos detentos do Estado a chance de ter a pena reduzida e ainda ter a chance de conhecer várias obras da literatura brasileira. A cada livro lido, os detentos poderão ter o tempo de condenação reduzido em três. O projeto será implantado nas penitenciárias a partir de maio.

O benefício só será validado após uma avaliação da comissão de professores que trabalham no projeto intitulado “Remição pela Leitura”. Para desenvolver o projeto, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos recebeu a doação de mil obras literárias da Biblioteca Pública do Paraná.

Todos os detentos alfabetizados poderão participar do programa e receberão a avaliação dos professores de acordo om o nível de escolaridade de cada um.

O TEMPOa balança?

sexta-feira, 6 de abril de 2012


Preso que fugiu em Alagoas vestido de mulher vira notícia em jornal britânico


Publicação: 06/04/2012 14:52 Atualização: 06/04/2012 17:46
 (Reprodução The Sun)


O traficante que fugiu de uma delegacia da cidade de Penedo, em Alagoas, vestido de mulher, ganhou destaque nas páginas do jornal inglês "The Sun" de sexta-feira. 

Com unhas pintadas, pernas e braços depilados, peruca e de vestido comprido, o preso chegou a sair da carceragem. Ainda disfarçado, ele foi recapturado. Ao deixar a prisão, um investigador suspeitou de jeito de andar e vestir e passou a segui-lo. Ao constatar a fuga, o policial reconduziu o homem à carceragem da Regional, afirma o Chefe de Operações da 7ª DRP, Carlos Welber.

Segundo Welber, Silva teria trocado de roupa com sua mulher durante o dia de visita aos presos. Ela deixou o local usando outra blusa que havia trazido na bolsa e uma bermuda do marido. Em depoimento, a mulher disse que não sabia que ele usaria a roupa para fugir.

quinta-feira, 5 de abril de 2012


Complexo Penitenciário em Neves terá primeira parte inaugurada em Agosto

04/04/2012 - 13:35 hs

Divulgação / SedsA Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) garantiu, em nota, que uma parte da primeira penitenciária do Brasil resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP), em Ribeirão das Neves, será entregue em agosto. A previsão é concluir a primeira das cinco unidades do complexo, com 1.824 vagas.
Até o fim de novembro, mais outras duas unidades - uma para regime fechado e outra para semiaberto - devem estar em funcionamento e, no primeiro semestre de 2013, as últimas duas serão entregues, totalizando 3.040 vagas.
No entanto, a situação dos presídios mineiros continua a mesma: estão superlotados. São 15 mil pessoas encarceradas além da capacidade do sistema prisional. Um problema que está longe de ser resolvido. Em 2015, quando o governo tiver concluído o plano de construção de 11 presídios e de ampliação de outros quatro - aumentando o número de vagas de 28 mil para 37 mil - o déficit ainda estará na casa dos 11 mil. A conta leva em consideração a absorção de 2.000 presos por ano, em média.



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Agressão a agente penitenciário motiva transferência de 61 presos em Sorocaba, SP


Agressão motiva transferência de 61 presos em Sorocaba, SP
Detento agrediu agente penitenciário na manhã de terça-feira (3).
Medidas disciplinares motivaram uma pequena rebelião.
Do G1 Sorocaba e Jundiaí


Durante a contagem de presos de uma das alas do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba (SP) na manhã de terça-feira (3), um dos internos deu um soco em um dos agentes penitenciários da unidade. Segundo a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária, após o incidente o banho de sol dos detentos foi cancelado, gerando uma pequena rebelião, que, segundo a secretaria, foi rapidamente contida. Com isso, os 61 internos envolvidos no incidente foram transferidos para Penitenciária I de Presidente Venceslau (SP).

Volare desenvolve miniônibus para serviços de segurança pública

 fonte Blog QLO(polícia no local)emQLO - 1 hora atrás
Modelos V8 e W9 Fly servem transporte carcerário e como delegacia móvel A Volare, uma das unidades de negócio da Marcopolo, apresentará dois modelos de miniônibus destinados a serviços de segurança durante a Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (LAAD 2012): o modelo V8, desenvolvido especificamente para o transporte de presidiários em audiências e transferências, e o W9 Fly, equipado como delegacia policial móvel. O V8 tem interior dividido em dois ambientes, um com compartimento para escolta de até sete policiais e outro com dois habitáculos separados com pared... mais »

VEJA COMO O MUNDO VER O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

condições gerais das cadeias no Brasil


 


No começo deste ano, a cidade de Lavras, no sul de Minas Gerais, virou notícia pelo fato do advogado Luiz Henrique Fernandes Santana ter pedido habeas corpus para todos os detentos da cadeia, alegando superlotação e falta de espaço para todos os 248 presos, sendo que a cadeia comportaria apenas 51 detentos. Enquanto o processo continua em aberto, as condições gerais das cadeias no Brasil permanecem em debate.
Presídio Central de Porto Alegre, considerada a maior casa prisional da América Latina. Foto do Dr. Sidinei José Brzuska.
Presídio Central de Porto Alegre, considerada a maior casa prisional da América Latina. Foto do Dr. Sidinei José Brzuska (usada com permissão).
De acordo com um relatório sobre direitos humanos no Brasil, publicado no começo deste ano pela Human Rights Watch [en],

DANO E PENSÃO

Estado  de MG;Belo Horizonte deve indenizar por assassinato de detento

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias de Belo Horizonte, André Luiz Amorim Siqueira, condenou o Estado de Minas Gerais ao pagamento de indenização de R$ 48 mil por danos morais e mais uma pensão mensal ao menor L.G.N.M. Motivo: morte do pai, assassinado dentro de um presídio em que cumpria pena. Cabe recurso.
Para o juiz André Siqueira, o Estado tem “a séria responsabilidade de guarda de todos os presos, devendo, portanto, responder por qualquer ato praticado” dentro das penitenciárias. Ficou constatado que a morte do pai do menor foi causada pelas agressões de companheiros de cela. Por essas razões, o juiz considerou comprovada a responsabilidade civil do Estado e a obrigação de reparar o dano.

RC exonera toda a diretoria do presídio do Serrotão

RC exonera toda a diretoria do presídio do Serrotão
Atendendo representação formulada pela Subseção da OAB de Campina Grande, a secretaria estadual da Administração Penitenciária determinou, no dia 24 de março de 2012, a abertura de sindicância visando apurar violação as prerrogativas dos advogados de todo o compartimento da borborema.

Já no último sábado (31), o Governador, exonerou toda a Diretoria do Presídio do Serrotão de Campina Grande por manifesto violação ao Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, como Lei federal.


De acordo com o presidente da Subseção, José Fernandez Mariz, a OAB denunciou ao então secretário Harrison Targino, que a direção do presídio estava violando as prerrogativas dos advogados. “Muitas denúncias foram feitas por advogados criminalistas de Campina Grande, no sentido de não poder se comunicar com os seus constituintes que estavam reclusos”, explicou.

Polícia Civil da Bahia lança concurso com 410 vagas

Marcio Gerente (Administrador da Saga)emA SAGA POLICIAL - 3 horas atrás
Polícia Civil da Bahia - COE Vagas para Agente, Escrivão e Delegado - Edital previsto para junho! 05/04/2012 A Polícia Civil publicou no Diário Oficial do Estado as regras do concurso público que acontece ainda este ano para os cargos de delegado, agente de polícia e escrivão. Foram definidos pelo Conselho Superior da instituição as disciplinas que serão cobradas dos candidatos e todas fases do processo de seleção. O governador Teotonio Vilela Filho afirmou que a previsão é de que o edital seja publicado no mês de junho. *Cargo de delegado - salário de R$8.820,00* Segundo a resoluç... mais »

quarta-feira, 4 de abril de 2012


PAI QUE ABUSAVA DA FILHA DE 12 ANOS: "ELA NÃO AGUENTA FICAR SEM HOMEM"


Um trabalhador rural de 56 anos foi preso na terça-feira (3) na zona rural de Itamaraju, cidade localizada a cerca de 740 km de Salvador, sob suspeita de abuso sexual contra sua filha de 12 anos. De acordo com informações do coordenador do Conselho Tutelar de Itamaraju, Jair Souza, o órgão recebeu uma ligação informando a situação e acionou a Polícia Civil que realizou a prisão do suspeito que estava indo pegar a filha na escola. Segundo Jair Souza, a garota relatou em depoimento que o último abuso aconteceu na noite da segunda-feira (2), mas que a situação estava acontecendo há ma... mais »

Operação prende 32 e desmantela quadrilha em Pouso Alegre


Prisões começaram no dia 26 de março deste ano. Suspeitos teriam ligação com uma facção criminosa de SP. A Polícia Civil de Pouso Alegre (MG) prendeu 32 pessoas em uma operação que combate o tráfico de drogas no município. De acordo com a polícia, os suspeitos teriam ligação com uma facção criminosa de São Paulo. Cerca de oito quilos de drogas foram apreendidas. As prisões começaram no dia 26 de março com a detenção de Fabão, que seria integrante da facção criminosa paulista que comanda o tráfico em Pouso Alegre. As investigações da Polícia Civil vinham sendo realizadas há oito me... mais »

Guarda Civil GCM BuenoemSINDGUARDAS-MG -
COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA VAI DISCUTIR EM AUDIÊNCIA NA ALMG, INSERÇÃO DAS GUARDAS MUNICIPAIS NO REDS Guarda Municipal poderá vir a fazer Boletins de Ocorrências em REDS Audiência pública *Quinta-feira 12 Abril 2012, 15:00* * * *Segurança Pública* * * Desafogar a PM e dar credibilidade jurídica as Guardas Municipais, órgão que constitui a primeira camada da malha protetora da sociedade. Não se justifica este duplo empenho das forças em detrimento de um atediamento eficiente a nossa sociedade,como ocorre em outros Estados da federação, as Guardas Municipais exe... mais 

PARABÉNS PC MG


Departamento Jurídico do SINDPOL/MG ganha mais uma vez na justiça direito de policial civil a receber o respectivo adicional noturno, hora essa trabalhada pelos servidores entre o período de 22h às 5h do dia seguinte. Processo de número 2060272.31.2011.8.13.0024.

Assim o SINDPOL/MG convoca novamente todos os policiais civis que estiverem nessa situação a procurar nosso Dep. Jurídico para que seja propostas as devidas ações judiciais, ressaltando que além de receber 20% da hora noturna trabalhada vários policiais estão recebendo cerca de R$15.000,00 reais a título de retroativo.
 


fonte  blog da Renata SITE SINDPOL MG

terça-feira, 3 de abril de 2012


Venda de taser: polícia investigará denúncia


Reportagem da BandNews FM denunciou agente penitenciário vendendo arma de choque no interior de CDP em São Paulo
Arma de choque foi entregue no CDP / André Rizzatto/BandNews FMArma de choque foi entregue no CDPAndré Rizzatto/BandNews FM
A Polícia Civil irá instaurar um inquérito para investigar a venda de armas de choque no interior do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. A denúncia foi feita na manhã de hoje, em reportagem da BandNews FM.

Confira denúncia sobre a venda de armas de choque em CDP

“Vamos verificar a responsabilidade pela venda da arma. Em um caso como este, o servidor público responde duas vezes. A primeira na área administrativa, podendo perder o emprego, na criminal”, comentou o delegado geral da Polícia Militar, Marcos Carneiro Lima. CONTINUE LENDO...

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...