quinta-feira, 19 de abril de 2012

18/04/2012 19h19 - Atualizado em 18/04/2012 22h01 Defesa Social vai investigar fuga de suspeito de matar ex-prefeito


18/04/2012 19h19 - Atualizado em 18/04/2012 22h01

Defesa Social vai investigar fuga de suspeito de matar ex-prefeito

José Irineu Rodrigues foi morto com 3 tiros na cabeça em agosto de 2011.
Homem fugiu com outro detento no dia 9 de abril do Presídio de Alfenas.

Do G1 Sul de Minas
Comente agora
 A Secretaria de Estado de Defesa Social divulgou uma nota nesta quarta-feira (18) informando que um procedimento interno foi instaurado para investigar as circunstâncias da fuga do suspeito de matar o ex-prefeito de Carvalhópolis e de mais um detento, foragidos desde o dia 9 de abril do Presídio de Alfenas (MG). José Irineu Rodrigues foi morto com 3 tiros na cabeça em agosto de 2011.
O homem de 27 anos estava preso desde a época do crime e aguardava julgamento. Ele e outro detento fugiram da fábrica de blocos, que fica dentro do presídio. A nota da Defesa Social ainda esclarece que o preso tinha autorização judicial para trabalhar no local.

O juiz da 1ª Vara de Machado, Fernando Tamborini, que cuida do processo do suspeito, não havia sido informado de que ele estava realizando trabalhos internos no Presídio de Alfenas. Segundo o juiz, o benefício de redução de pena normalmente é concedido a presos com bom comportamento, mesmo que ainda não tenham sido julgados.
O delegado de Machado, Cleovaldo Marcos Pereira, disse que só recebeu o mandado de recaptura do suspeito quase 10 dias após a fuga.
O crime
O ex-prefeito de Carvalhópolis e de Cordislândia, ambas no Sul de Minas, José Irineu Rodrigues, foi morto na tarde do dia 16 de agosto de 2011 às margens da MG-453 com três tiros na cabeça próximo ao distrito de Douradinho, em Machado. O suspeito de 27 anos foi preso durante a noite, duas horas após o crime, no município de Turvolândia (MG). A polícia acredita que ele tenha sido contratado para matar o político. O suspeito era natural do Maranhão, morava em São Paulo e não conhecia a vítima ou tinha qualquer relação com a região.
A polícia trabalha com as possibilidades de prováveis acerto de contas, dívidas ou desavença e investiga ainda se houve algum mandante. A hipótese de crime político foi descartada.
Segundo a polícia, o suspeito teria ligado no celular do ex-prefeito, que era advogado, com o pretexto de contratá-lo para atuar em uma causa trabalhista. Quando Rodrigues chegou ao local marcado, às margens da rodovia, o suspeito foi até a porta do carro dele e disparou três vezes contra a cabeça do político.
A arma usada no crime foi encontrada dois dias depois. A pistola 380 foi encontrada no bairro Camargos, na zona rural de Machado, a cerca de dois quilômetros do local indicado pelo suspeito. Ela estava em um matagal, às margens de uma rodovia.
Uma das filhas de Rodrigues afirmou em entrevista que o pai tinha inimigos, mas que desconhecia que ele vinha sendo ameaçado de morte.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito negou a autoria do crime dizendo que ele teria sido cometido por uma outra pessoa que estava com ele.
O suspeito estava preso na Cadeia de Machado, mas de acordo com o Ministério Público, ele foi transferido para o Presídio de Alfenas por ser um local de segurança mais reforçada.

2 comentários:

Anônimo disse...

e isto tem dinheiro alto pra direçao da unidade de , alfenas corruptos e que nao falta ali

Anônimo disse...

a semana passada foi encontrado 1 kl de droga na lavanderia no presidio de , alfenas mio de cocaina e meio de maconha a direçao tenta abafar o caso porque sera alguem tem alguma duvida da corrupçao ali com os chefes nao e so isto nao tem e muita safadesa na quele lugar

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...