quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Presídio Aníbal Bruno sem chaveiros

O Presídio Aníbal Bruno, no Sancho, Zona Oeste do Recife, considerado o pior do Brasil de acordo com relatório oficial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tenta, a partir desta terça-feira (10), inaugurar uma nova fase. Os 303 Agentes Penitenciários, que tomaram posse semana passada, assumem definitivamente a função. Depois de várias promessas não cumpridas, o Estado garante que os chaveiros, presos que têm o poder de abrir e fechar as celas dos outros detentos deixa de existir.
Os Agentes entram no lugar de 40 policiais militares, que, historicamente, atravessaram vários governos exercendo um trabalho para o qual não foram preparados. Os PMs, agora, vão ser deslocados para as guaritas instaladas no muro da unidade e realizar a guarda externa.
Desde a semana passada, os agentes penitenciários já estão no Aníbal Bruno. "Eles estavam se familiarizando com a unidade prisional. A partir desta terça, assumem todo o controle. Quando a gente diz que eles assumem o controle, significa que os chaveiros deixam de existir", garantiu o secretário-executivo de Ressocialização (Seres), coronel Romero Ribeiro.
Ele acredita que, com a chegada dos agentes, a situação de caos e descontrole do Aníbal Bruno será amenizada. "Lógico que a unidade será melhorada. A nossa orientação para os Agentes foi no sentido de eles atuarem com prudência e moderação. Estamos realizando uma mudança cultural. Estamos trocando 40 PMs por 300 agentes. Não é algo simples",afirmou.

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...