domingo, 30 de outubro de 2011


Belo Horizonte e as famílias desalojadas pelo tráfico

149 já foram expulsas de moradias dadas pelo poder público, em conjuntos onde a violência impera


LUIZ COSTA
Desalojados
C. se desentendeu com uma vizinha amiga de traficantes e foi obrigada a se mudar de casa


"Perdeu! Dá pé". É assim que bandidos impõem o terror e expulsam famílias de conjuntos habitacionais de Belo Horizonte. Sob o domínio do tráfico e vivendo em meio a disputas entre diferentes facções criminosas, moradores estão vendo o sonho da casa própria se transformar em pesadelo.

Pelo menos 149 famílias foram retiradas à força de apartamentos após ameaças de morte. Destas, 134 acionaram a Polícia Militar e registraram Boletim de Ocorrência. O levantamento foi feito pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)em março e abril, e faz parte de uma ação conjunta para enfrentar os ataques.

O Plano Integrado de Prevenção a Invasões de Unidades Habitacionais em Belo Horizonte, ao qual o Hoje em Dia teve acesso com exclusividade, mostra que algumas unidades habitacionais da capital são como barris de pólvora prestes a explodir.

Além das expulsões, os moradores convivem com homicídios, estupros, tráfico de drogas, ocupação irregular, venda ilegal dos imóveis e até "toque de recolher". Em geral, os criminosos são homens jovens de baixa escolaridade e, assim como as demais famílias sem-teto, foram retirados de áreas de risco para morar nos conjuntos.


Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...