quinta-feira, 6 de outubro de 2011


América é o continente com maior número de homicídios por arma de fogo, diz estudo
06/10/2011 07h44
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
DA REDAÇÃO
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
  • Notícia
  • Comentários(0)
  • Compartilhe
  • Mais notícias
A
A
0
FOTO: CHARLES SILVA DUARTE
Das mortes por arma de fogo nas Américas, 25% acontecem por conta das ações de redes criminosas organizadas
A maior taxa de homicídios por arma de fogo do mundo é no continente americano, revela estudo das Nações Unidas nesta quinta (6), com 74% do total de casos. A Europa vem em seguida, com 21% dos casos.
Do número total de assassinatos – 468 mil em todo o mundo durante 2010 – 36% foram na África, 31% nas Américas, 27% na Ásia, 5% na Europa e somente 1% na Oceania, diz o “Estudo global sobre homicídios”
Se os dados fossem ajustados à população de cada região, o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime localiza taxas mais elevadas de homicídio na África, com 17 mortes para cada 100 mil habitantes. As Américas estão perto, com 16 crimes dese tipo, mais do dobro da média global de 6,9 homicídios.
Ásia, Europa e Oceania registram índices que vão de três a quatro homicídios por cada 100 mil habitantes. Para as Nações Unidas, há "um vínculo claro entre o crime e o desenvolvimento, uma vez que os países com grande disparidade de renda têm quatro vezes mais chance de registrar delitos violentos que as sociedades mais equitativas".
O documento da ONU ainda ressalta que a América Central e o Caribe são as únicas regiões do globo onde o número de homicídios aumento desde 1995. O Brasil é um dos países latino-americanos com maiores taxas de assassinatos, junto com El Salvador, Honduras, Guatemala, Venezuela, Colômbia e México.
Na América Latina, "o crime organizado têm um papel representativo no impulso da taxa de homicídios". Dos crimes com arma de fogo, um quarto pode ser explicado por essas atividades ilícitas.
Ainda de acordo com o levantamento, o risco de morrer de uma mulher (2,6 em cada 100 mil ) é bem menor que o dos homens (11,9 pessoas por 100 mil). Os homens perdem a vida, geralmente, em espaços públicos. Já as mulheres costumam ser mortas dentro de casa. 

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...