sábado, 24 de setembro de 2011

conclui. (Diário do Pará).

Ex-agente fala sobre o cotidiano na Colônia Penal.


Após denúncias amplamente divulgadas pela mídia sobre a adolescente de 14 anos que afirma ter sido violentada durante quatro dias na Colônia Agrícola Heleno Fragoso, em Santa Izabel, ontem à tarde, um ex-agente prisional contou em entrevista exclusiva ao DIÁRIO sobre a experiência traumática provocada pela convivência de quase um ano no complexo penitenciário, até ser exonerado ao adquirir síndrome do pânico, em virtude da pressão psicológica dentro do sistema penal.

Ainda receoso em ser vítima da violência, o ex-servidor pediu para manter a sua identidade preservada. Em 30 de outubro do ano passado, após flagrar um dos internos com cerca de 1,5 kg de maconha prensada no interior de um dos alojamentos, o agente prisional foi agredido a golpes de terçado no interior da Colônia Agrícola Heleno Fragoso.

Os agentes iniciaram a revista solicitando aos internos que permanecessem do lado de fora dos quartos, enquanto vasculhavam o local. “Já na primeira sala, ao suspender o colchão para ver o que tinha embaixo, encontrei a‘barra’ de maconha prensada e outro interno escondido”, disse o ex-funcionário.

Ainda segundo ele, o interno escondido seria o fornecedor da droga e estava foragido há alguns dias do sistema penal e só retornava à Colônia Agrícola para vender entorpecentes aos presos.

“Enquanto saíamos de Heleno Fragoso com o detento, a Kombi que estava eu, o preso, o chefe de segurança e o motorista foi cercada por três presos com terçados em punho, pedindo para que soltassem o ‘irmão’ deles”, relembrou.

Coagidos com a emboscada, o ex-agente contou que um dos detentos efetuou um golpe forte que quebrou um dos vidros laterais do veículo, outra terçadada atingiu a cabeça dele e logo em seguida veio a terceira, desferida próxima da nuca.

TRANSFERÊNCIA ( o agente de segurança é sempre transferido)

Um mês depois, o agente foi transferido para o Centro de Recuperação Feminino (CRF) e, no decorrer dos meses, afastou-se da função por ter adquirido transtornos psicológicos. “A psicóloga diagnosticou um quadro de Síndrome do Pânico e pediu meu afastamento das atividades, fiquei recebendo benefício do INSS. Em abril deste ano, fui exonerado com a justificativa de ter cumprido o período contratual de um ano”, afirmou.

Em relação aos fatos evidenciados atualmente na Colônia Agrícola Heleno Fragoso, o ex-funcionário diz: “todos esses problemas são mais antigos do que se imagina. Os agentes prisionais já vinham denunciando há muito tempo essa ‘liberdade’ que os presos são agraciados na Colônia”.

Após a denúncia da adolescente sobre os abusos sexuais sofridos no interior da área penal, ele revela ainda que conversou com seus colegas de profissão que trabalhavam nas ala
s do anexo penitenciário quando ocorreu o crime. “Eles me contaram que viram em uma das noites, por volta das 18h, seis presos deixando a colônia, como os funcionários não dispõem de armamentos, não impediram a saída dos detentos, apenas comunicaram a fuga no livro de ocorrência do plantão”, contou.

Ainda segundo ele, uma hora depois, os agentes prisionais contaram ter visto os seis internos que fugiram retornando aos alojamentos na companhia de outros dois indivíduos. “Para os colegas de trabalho, a dupla que entrou acompanhada dos presos, eram as meninas que seriam violentadas pelos internos. Provavelmente, elas estavam vestidas com roupas masculinas e boné no cabelo, por isso não perceberam nada. Os agentes permitiram a entrada do bando, com receio de os detentos estarem armados”.

O ex-agente prisional acredita que o alojamento 3, da Colônia
Agrícola Heleno Fragoso, pode ter sido o abrigo usado para praticar os atos de violência sexual. “Lá funciona a ‘boca de fumo’ deles, é a o anexo mais movimentado. Quando os presos recebem o dinheiro de suas atividades agrícolas, eles vão para esse abrigo pagar dívidas com os traficantes e comprar mais entorpecente”, conclui. (Diário do Pará).

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...