quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MAIS DE 800 CELULARES JÁ FORAM ENCONTRADOS EM PRESÍDIOS DO CEARÁ EM 2011



Mais de 800 celulares já foram apreendidos este ano nas unidades do sistema carcerário do Ceará. O balanço de apreensões também inclui itens como bebidas alcoólicas, aparelhos eletro-eletrônicos e até peças íntimas femininas.
As informações foram levantadas pelo Diário do Nordeste Online com base em informações da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). De acordo com a pasta, foram apreendidos pelo menos 849 aparelhos celulares este ano. A maior apreensão aocnteceu em fevereiro, no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II, em Itaitinga, na Grande Fortaleza: 61 unidades.
As vistorias são feitas por agentes penitenciários e policiais militares da Companhia de Policiamento de Guarda (CPG).
O número de chips de telefonia móvel encontrados nas unidades é, aproximadamente, o dobro do número de aparelhos apreendidos.
Além dos celulares as revistas encontraram objetos inusitados nas celas. Como, por exemplo dois vestidos e sutiãs. Também foram encontrados um aparelho de DVD, duas caixas de som e um notebook. Em anos anteriores chegou a ser encontrado um video-game Playstation.

Os celulares são usados, por exemplo, para a prática de golpes conhecidos como "sequestro virtual" e "bilhete premiado", em que cidadãos comuns, de fora da unidade, recebem ligações de presos com a informação de que parentes foram sequestrados e que o resgate deve ser feito em depósito bancário, ou mesmo que a vítima foi vencedora de um suposto prêmio e que, para recebê-lo, deve fazer um depósito.
Parte do material entra nas unidades em meio às visitas. Mas também há casos em que, do lado de fora, objetos são arremessados para dentro das unidades.
 
Maior apreensão 
Na maior apreensão de celulares, em fevereiro, também foram apreendidos 75 chips, 45 carregadores, 23 baterias de celulares e 46 fones de ouvido.
 
Bebidas e luxos 
Entre as regalias encontradas em poder dos detentos estão litros de uísque e cachaça artesanal, cartões de memória e pen drives.
Fonte: DN/Blog da Força Tática

Nenhum comentário:

PCC criou células de inteligência para matar agentes penitenciários federais Flávio Costa Do UOL, em São Paulo 27/07/2017 - 04h00 Ouvir 0:00...